terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Olhar Cristão: As Três Direções



A vida cristã pode ser comparada como aquele motorista que ao dirigir é obrigado não apenas a olhar para frente, mas de vez em quando a olhar para trás. Qualquer bom motorista sabe da importância de um retrovisor. Na vida com Deus somos convidados a olhar pelo menos em três direções: para trás, para dentro e para frente.

Quando João estava em Patmos, foi ordenado a escrever a uma igreja que havia esquecido o seu passado e abandonado o seu primeiro amor:

“Escreva a Éfeso, ao Anjo da igreja. Assim diz Aquele com as Sete Estrelas em sua mão direita, andando entre as sete luzes:
“Vejo o que você tem feito, seu trabalho muito árduo, sua recusa em desistir. Sei que você não consegue tolerar o mal e que eliminou os falsos apóstolos. Conheço sua persistência e coragem na minha causa, pois você nunca desiste.
“Mas você se desviou do seu primeiro amor — por quê? Afinal, o que está acontecendo com você? Tem alguma ideia de como você caiu? “Volte! Volte ao seu precioso primeiro amor. Não há tempo a perder, pois estou para remover sua luz.” (Apocalipse 2:1-5 – Bíblia A mensagem)

Quando o cristão olha para trás, ele sabe de onde veio. Quando olha para dentro de si, sabe onde está e, quando olha para frente, contempla o seu Alvo maior e onde deve chegar.

Na carta a Éfeso, o convite é para que aqueles que abandonaram o primeiro amor olhem para trás, na expectativa de relembrarem as primeiras obras. A melhor definição de ingratidão para com Deus é esta: o ingrato é aquele que não possui memória, não tem consideração.

Embora a Bíblia exorte o cristão a olhar nestas três direções, em lugar algum encontramos conselhos para olharmos para os lados, para as circunstâncias ou para quem quer que seja.

Talvez por isso Urias, marido de Bate-Seba, tenha sido morto em batalha. Os seus bons olhos, não o permitiram enxergar a malícia da qual estava sendo vítima. Quem poderia suspeitar que o rei de Israel, o homem segundo o coração de Deus pudesse tramar a morte de um servo fiel?

Ao olhar para dentro de si, o cristão toma conhecimento de onde ele está. Há um versículo em Provérbios que passa quase que despercebido aos olhos da maioria das pessoas, ele diz: “Não removas os marcos antigos que puseram teus pais”(Provérbios 22:28). Um marco é algo tremendamente importante em uma construção:

É a partir dele que medidas e cálculos são efetuados. Ele também representa o limite de até onde se pode ir. E quando o cristão nasce de Deus, o Espírito Santo põe dentro dele um marco. Um limite de segurança. É neste contexto que é importante o olhar para dentro, o olhar introspectivo: é quando revemos se as medidas e as atitudes condizem com o marco estabelecido pelo Espírito de Jesus, e assim, analisamos se os caminhos que estamos trilhando, estão próximos, ou distantes daquele marco inicial.

No terceiro tipo de atitude em relação ao olhar cristão, o escritor aos Hebreus nos diz:

“Percebem o que isso significa — todos esses pioneiros iluminando o caminho, todos esses veteranos nos encorajando? Significa que o melhor a fazer é continuar. Livres dos acessórios inúteis, comecem a correr — e nunca desistam! Nada de gordura espiritual extra, nada de pecados parasitas. Mantenham os olhos em Jesus, que começou e terminou a corrida de que participamos. Observem como ele fez. Porque ele jamais perdeu o alvo de vista — aquele fim jubiloso com Deus. Ele foi capaz de vencer tudo pelo caminho: a cruz, a vergonha, tudo mesmo. Agora, está lá, num lugar de honra, ao lado de Deus. Quando se sentirem cansados no caminho da fé, lembrem-se da história dele, da longa lista de hostilidade que ele enfrentou. Será como uma injeção de adrenalina na alma!” (Hebreus 12:1 – 3 - Bíblia: A Mensagem)

Podemos resumir estes versículos numa só palavra: foco. O Senhor Jesus não apenas iniciou a corrida, como também a terminou com triunfo. Quando o autor aos Hebreus diz que ele é o Autor e Consumador da Fé, está querendo nos dizer que o Senhor é o nosso único exemplo perfeito de como a vida cristã deve ser vivida.

Para o Senhor Jesus, o itinerário da corrida ia do céu a Belém; depois, do Getsêmane ao Calvário; e do túmulo, então, de volta para o céu. Ele manteve os olhos fixos na vinda gloriosa, quando todos os remidos serão reunidos com Ele eternamente. Por isso suportou, a vergonha, a dor e a morte. 

Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

A Obra de Deus

Nesta palavra de hoje o Bispo Macedo, Exorta a nós que fazemos a obra como obreiros, evangelista,candidatos,Jovens,pastores e bispos.Ele afirma que a obra de Deus não e brincadeira , mas é muito seria,e que ao nos ingressarmos nela,devemos saber muito bem o que estamos fazendo,pois Deus não se agrada daqueles que colocam a mão no arado e olham para trás.


*Por que muitos obeiros e pastores acabam saindo da obra? A resposta é simples: Muitos entram na obra por interesses pessoais e não para servir,mais para serem servidos. A obra de Deus é muito séria e não pode ser levada por brincadeiras, os que estão na obra hoje,sejam eles obreiros, pastores, tem que ter a consciência que são um alvo em potencial do inferno, e aqueles que estão brincando,acabam sendo atingidos pelas forças espirituais do mal.Nessa guerra diária que temos contra o inferno não existe empate,há somente um vencedor e um perdedor; Com o inferno não se negocia, voçê vence ou voçê perde. Lute para ser senhor mais nunca perda o espirito de servo. que Deus abençoe a todos.